sábado, 21 de julho de 2007

Bio Claudia Galhós


Foto: Miguel Ribeiro Fernandes

Jornalista e escritora

Nasceu em Lisboa, em 1972. Actualmente escreve sobre dança, artes performativas e novo circo para o semanário Expresso. Foi editora do suplemento semanal «Artes de Palco», do programa «Magazine», da 2: da RTP (de 2004 a 2006), e jornalista do Diário Económico; editora de teatro, dança e artes plásticas do NetParque (o portal de cultura do Parque das Nações, ex-Expo’98); crítica de dança do jornal O Público e especialista da mesma área no Jornal de Letras. Entre 2001 e 2003, teve um programa semanal de entrevistas na rádio Voxx, intitulado «À Conversa sobre Artes».
Estreou-se na área da ficção em 2001, com «Sensualistas», o primeiro livro da Trilogia Rock, ao qual se sucedeu «Conto de Verão», em 2002 (livro seleccionado pelo Instituto Português do Livro e da Biblioteca para ser promovido na Feira do Livro de Frankfurt do ano seguinte), ambos editados pela Oficina do Livro. «O Tempo das Cerejas», romance que encerra a trilogia, é editado em Julho de 2007.
Tem diversos contos publicados em colectâneas em Portugal e no estrangeiro, e textos sobre teatro e dança em publicações estrangeiras, alguns apresentados em conferências internacionais (por exemplo, «Património da Inovação», no âmbito do festival «Contemporânea 05», que decorreu de 30 de Maio a 7 de Junho de 2005, em Prato, Itália; ou a conferência «Unidades de Sensação e a Continuidade como Ruptura», sobre as artes performativas portuguesas, em Serralves, no Porto, a 8 de Junho de 2006 ou, mais recentemente, em Junho de 2007, no Centro Coreográfico Galego).
É, desde Março de 2005, observadora/consultora da rede Íris (rede de programadores de Itália, França, Espanha e Portugal). Ainda nesta área, acaba de publicar o livro «Corpo de Cordas – 10 anos de Companhia Paulo Ribeiro», uma história biográfica de uma vida ligada à dança, pela Assírio & Alvim (Fevereiro de 2006), e está a tabalhar num livro de acompanhamento de processos criativos de companhias de teatro portuguesas.

Sem comentários: