sábado, 28 de julho de 2007

O teatro como lugar onde nos encontramos vivos

João Brites, o encenador, à beira da estrada, no cenário nocturno, natural, onde começa a acção de «Os Vivos».


As imagens que aqui ficam são fotografias tiradas há duas semanas, quando O Bando estava em residência artística, a terminar a criação de «Os Vivos», que estreou em Montemor-o-Velho a 19 de Julho.


«Os Vivos» tem texto de Jacinto Lucas Pires, encenação de João Brites, espaço cénico de João Brites e Rui Francisco. A oralidade (tão determinante dos trabalhos do grupo) é, como habitualmente, de Teresa Lima e os figurinos e adereços de Clara Bento. O elenco é composto por Ana Freitas, Dinis Machado, Inês Rosado, João Garcia Miguel e Paula Só.
Quem perdeu a estreia ali, pode ver o espectáculo, de 13 de Setembro a 21 de Outubro, no espaço da companhia, em Vale de Barris, Palmela, e na viagem aproveitar para dar um passeio pela Serra da Arrábida.


Até 11 de Agosto, está a decorrer em Montemor-o-Velho (perto de Coimbra e da Figueira da Foz), a 29ª edição do Festival Citemor.


Armando Valente, num dos raros momentos em que não está ao telemóvel...


É teatro, mas não é apenas teatro... é uma oportunidade para descobrir as possibilidades da criação (e do existir) contemporâneo em pleno exercício de liberdade imaginativa, e no contexto de uma vila onde o tempo parece que tem outro ritmo, outra tonalidade...


Vale a pena espreitar a programação do Citemor e dar um salto até lá.

Sem comentários: